Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
A coleção de gemas cósmicas de Charles Messier
17 de December de 2014

O Universo é tudo o que podemos tocar, sentir, percecionar, medir ou detetar. Contém milhares de milhões de objetos espetaculares, incluindo planetas, nuvens de poeira, galáxias e enxames de estrelas, como o desta imagem.

Para nossa sorte, esta gema cósmica, bem como muitas outras, é visível no nosso céu noturno apenas com recurso a um pequeno telescópio. É difícil de acreditar que no ano de 1700 um astrónomo tenha pensado que se tratava de algo a evitar observar!

O sonho da vida de Charles Messier era tornar-se famoso. E, para o conseguir, precisava de descobrir um cometa. (Naquela época, descobrir um cometa era o modo mais fácil de impressionar outros astrónomos).

Infelizmente, quando Charles Messier olhava através do seu telescópio, encontrava frequentemente objetos difusos no céu noturno, mas que já eram conhecidos (e que não eram cometas). Assim, decidiu dar a si próprio algum tempo e, de cada vez que encontrava um objeto que não se movia no céu (como fazem os cometas), tomava notas.

Quando terminou, Messier tinha criado acidentalmente un catálogo de 110 belezas astronómicas, incluindo nebulosas gasosas, enxames de estrelas, e enormes galáxias.

O engraçado é que, apesar de ter descoberto 13 cometas durante a sua vida, Charles Messier se tornou famoso por este catálogo!

Esta espetacular  imagem é do enxame de estrelas chamado Messier 47. O enxame contém uma imensidão de jovens estrelas azuis brilhantes, bem como algumas chamativas estrelas gigantes vermelhas.

Facto curioso

Se quer saber mais sobre os fantásticos objetos do catálogo Messier, pode jogar o jogo de Bingo Messier em lcogt.net/messierbingo/

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

La colección de gemas cósmicas de Charles Messier
La colección de gemas cósmicas de Charles Messier

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB