Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
¡Socorro! ¡Estoy atrapada!
1 de October de 2020
Imagina estar atrapada en una enorme tela de araña, mucho mayor que la Vía Láctea. Y, lo que da más miedo todavía, que haya un agujero negro en el dentro de esta telaraña. ¡Esta es la tremenda realidad a la que se enfrenta un grupo de galaxias recién descubiertas!

Space Scoop (Portuguese)

Here you can read the latest Space Scoop, our astronomy news service for children aged 8 and above. The idea behind Space Scoop is to change the way science is often perceived by young children, as outdated and dull subjects. By sharing exciting new astronomical discoveries with them, we inspire children to develop an interest in science and technology. Space Scoop makes a wonderful tool that can be used in the classroom to teach and discuss the latest astronomy news. 

Space Scoop is available in the following languages:

Inglés, Dutch, Italian, German, Spanish, Polish, Albanian, Arabic, Bengali, Bulgarian, Chinese, Czech, Danish, Farsi, French, Greek, Gujarati, Hebrew, Hindi, Hungarian, Icelandic, Indonesian, Japanese, Korean, Maltese, Norwegian, Portuguese, K’iche’, Romanian, Russian, Sinhalese, Slovenian, Swahili, Tamil, Tetum, Turkish, Tz’utujil, Ukrainian, Vietnamese, Welsh

Socorro! Estamos presas!
1 de October de 2020: Imaginem-se presos numa enorme teia de aranha, muito maior do que a Via Láctea. E o que é ainda mais assustador é que no centro desta teia está um buraco negro. Esta é a horrível realidade enfrentada por um recém-descoberto grupo de galáxias!
O Hubble mostra uma bela imagem de Júpiter
17 de September de 2020: Júpiter é um planeta composto de gases, e na sua atmosfera formam-se faixas de nuvens que podem ser vistas até mesmo com um pequeno telescópio. Mas este gigante gasoso também é observado por telescópios de maiores dimensões, como o Telescópio Espacial Hubble, que conseguiu recentemente uma nova e bela imagem do maior planeta do Sistema Solar!
Um companheiro planetário inesperado
16 de September de 2020: Não se encontram planetas à volta de todas as estrelas. Mas por vezes os astrónomos encontram-nos onde menos se espera!
Vida em Vénus?
14 de September de 2020: Tanto astrónomos como público em geral anseiam por saber se há vida algures no Universo, para além da Terra. Foi agora anunciada uma importante descoberta que sugere que podem existir sinais de vida num vizinho próximo do nosso planeta.
Um ingrediente em falta
10 de September de 2020: O Universo está cheio de perguntas ainda sem resposta. Uma daquelas a que os astrónomos estão ainda a tentar responder é: de que é feito o Universo? Os cientistas sabem que ele está repleto de matéria escura, mas o problema é que ainda não percebemos bem o que ela é…
Torto, mas maravilhoso
3 de September de 2020: Imaginem um prato de dimensões gigantescas, onde coubesse todo o nosso Sistema Solar. Quase todos os planetas estariam em contacto com a superfície do prato, porque o nosso sistema planetário é achatado. Mas este não é sempre o caso, porque alguns sistemas no Universo estão inclinados!
Novos mundos no nosso quintal
18 de August de 2020: O espaço é tão grande que às vezes podem surgir novas e surpreendentes descobertas na nossa própria vizinhança. Uma equipa de astrónomos teve essa sorte, e encontrou cerca de 100 novos mundos de um tipo conhecido como anãs castanhas!
O curioso caso de Betelgeuse
13 de August de 2020: Nos fins de 2019, astrónomos detetaram uma peculiar diminuição do brilho de Betelgeuse, uma estrela da constelação de Orion. O seu esplendoroso brilho estava a desvanecer-se, e os astrónomos não sabiam bem porquê.
Agora, novas observações do Telescópio Espacial Hubble ofereceram uma explicação para este misterioso escurecimento, e ela envolve uma nuvem de poeira.

Um espelho gigantesco chamado Lua
6 de August de 2020: O Telescópio Espacial Hubble é bem conhecido pelas magníficas imagens de estrelas e galáxias de todo o Universo que já obteve. Mas, há pouco tempo, o Hubble virou o olhar para um objeto muito mais próximo de nós… a Lua!
Quando as estrelas cambaleiam
4 de August de 2020: Com a ajuda do VLBA (Very Long Baseline Array, um conjunto de radiotelescópios espalhados pelo território dos EUA, mas que funcionam em rede), pertencente à National Science Foundation e ao NRAO americanos, astrónom@s descobriram um planeta do tamanho de Saturno em órbita de uma pequena e fria estrela. O que o torna especial, porém, não é o seu aspeto, mas a forma como foi encontrado.
Mistério exoplanetário
4 de August de 2020: Apesar de existrem no Universo inúmeros planetas, de todas as cores, tamanhos e características, alguns deles conseguem sobressair pela sua estranheza ou singularidade!
Novas observações dos telescópios do NOIRLab (National Optical-Infrared Research Laboratory, ou Laboratório Nacional de Pesquisa no Óptico e Infravermelho), da National Science Foundation dos EUA, levaram à descoberta de um planeta que não cumpre precisamente as regras que os astrónomos julgam que os planetas seguem quando se formam.
Identidade misteriosa
30 de July de 2020: No espaço, as coisas nem sempre são aquilo que parecem… Às vezes, para perceber o que é realmente um dado objeto cósmico, é preciso estudá-lo durante muito tempo! Novas descobertas feitas pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory, ou Observatório Nacional de RadioAstronomia) dos EUA podem agora ter começado a resolver um mistério que já dura há 33 anos!
Um retrato de família muito especial
22 de July de 2020: Embora todas as imagens do cosmos sejam belas e inspiradoras, algumas são especiais, porque capturam algo de raro ou mesmo de nunca visto.
É o caso desta imagem, revelada agora por um grupo de astrónom@s. Trata-se de um retrato de família raro, que foi obtido pelo telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Sob permanente vigilância
14 de July de 2020: Alguma vez ouviu falar de fulgores solares (ou flares, em inglês)? São enormes e repentinas explosões na superfície de uma estrela, que lançam milhares de milhões de partículas para o espaço. Usando um novo telescópio situado em Okayama, no Japão, foram observadas explosões deste género numa estrela da constelação de Leo (o Leão); o seu estudo contribui para melhor compreeender a forma como estes eventos podem, quando ocorrem no Sol, afetar a vida e a tecnologia aqui na Terra.
Um mosaico de fogo de artifício
2 de July de 2020: Quando fazemos um puzzle, só vemos a imagem completa quando colocamos a última peça no seu lugar. O mesmo acontece também muitas vezes na astronomia, já que os astrónomos podem estudar um mesmo objeto com diferentes tipos de luz e com diversos instrumentos, de forma a terem dele uma imagem mais completa.
Neste caso, o puzzle foi concluído ao combinarem mais de 750 observações do mesmo enxame de estrelas, conhecido como G286.21+0.17. O resultado foi esta bonita imagem, que dá a ideia de um fogo de artífico cósmico em tons de púrpura!
Puf! Um desaparecimento em grande!
30 de June de 2020: Os ilusionistas costumam concluir os seus espetáculos com um truque final absolutamente fantástico… e agora uma estrela gigante acaba de fazer o mesmo: desapareceu, pura e simplesmente!
Um conto de duas bonitas nuvens
18 de June de 2020: O Telescópio Espacial Hubble obteve novas e belas imagens de duas nebulosas planetáras. À esquerda vemos a NGC 6302, conhecida popularmente como a Nebulosa da Borboleta. À direita temos um outro objeto, que faz lembrar um escaravelho colorido e que tem o nome oficial de NGC 7027.
Uma supergigante estudada com super atenção
16 de June de 2020: Não são apenas os planetas que têm atmosferas, as estrelas também as têm! Para compreender melhor as atmosferas estelares, um grupo de astrónomos estudou a atmosfera de uma estrela supergigante com um pormenor nunca visto.
A atmosfera da Terra é feita de uma série de camadas, cada uma delas com as suas próprias características. Nós vivemos na mais baixa delas, a troposfera. É aqui que ocorrem a maior parte dos fenómenos meteorológicos (o tempo), e onde estão a maior parte das nuvens. Quanto mais subimos, menos ar há para respirar, até que por fim a atmosfera da Terra se torna tão ténue que passa ao vazio do espaço.
Como se cria um monstro galático
4 de June de 2020: Quase todas as galáxias – incluindo a nossa, a Via Láctea – têm um gigantesco buraco negro no seu centro. Esses buracos negros são classificados como supermaciços, já que são os maiores de entre eles. Apesar do número e do tamanho destes buracos negros, os cientistas ainda não sabem como ou porque se formam. Um grupo de investigadores conseguiu agora encontrar novas pistas sobre a formação destes buracos negros supermaciços, ao descobrir os ingredientes da dieta daquilo que lhes dá origem.
Paleontologia cósmica
3 de June de 2020: Quando os paleontólogos investigam qual era o aspeto das formas de vida antigas na Terra, procuram por fósseis em rochas formadas há muito tempo. Alguns animais e plantas são encontrados apenas em determinados períodos da história da Terra. Da mesma forma, @s astrónom@s estudam galáxias muito distantes da Terra para tentarem encontrar as estrelas mais antigas.
A compreensão das mais primitivas galáxias do Universo continua a ser um assunto em aberto na astronomia. Não sabemos nem quando nem como se formaram as primeiras estrelas e galáxias do Universo. Contudo, novos resultados obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble (uma colaboração entre a NASA e a ESA) sugerem que a formação dessas primeiras estrelas e galáxias ocorreu ainda mais cedo do que @s astrónom@s pensavam até agora.
Condições estelares enganadoras
1 de June de 2020: A Terra é um planeta ativo, com uma meteorologia em constante mutação, que produz por vezes eventos extremos. O mesmo acontece com as estrelas, mas neste caso essa atividade extrema pode ser tão traiçoeira que se torna difícil de imaginar. Ao usar telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), @s astrónom@s descobriram alguma atividade peculiar num grupo de estrelas brilhantes mas de pequena dimensão.
O nó marca o sítio
20 de May de 2020: Milhares de exoplanetas já foram descobertos até hoje, mas continuamos a saber muito pouco sobre a sua formação. O que sabemos é que os planetas nascem no seio de discos de poeira que rodeiam estrelas jovens, e que esse processo tem início quando o gás e a poeira frios se começam a aglomerar. Ao examinarem cuidadosamente estes berçários, os astrónomos têm esperança de perceber melhor a forma como os planetas surgem. Mas até agora ainda não foram encontrados indícios claros de um planeta a nascer no seio de um disco deste género.
Uma valsa estelar
6 de May de 2020:
Feliz aniversário, Hubble!
24 de April de 2020:
Colisões cósmicas
20 de April de 2020:
Forças cósmicas mostram o seu imenso poder
9 de April de 2020: Um objeto cósmico extremamente poderoso e brilhante foi agora observado com um grau de detalhe inédito.
Um bizarro puzzle geométrico
3 de April de 2020:
Monstro de tamanho médio, grande mistério
30 de March de 2020:
Mais um a morder o pó
26 de March de 2020:
Metamorfose estelar
20 de March de 2020:
Uma chuva abrasadora
11 de March de 2020:
O Blob e o espaço
10 de March de 2020:
Como obter algo a partir de quase nada
5 de March de 2020:
Comportamento desviante
19 de February de 2020:
Ponham os óculos de sol!
6 de February de 2020:
Ir e vir
27 de January de 2020:
Brincar às escondidas com buracos negros
20 de January de 2020:
Um gigante tranquilo
6 de January de 2020:
Grafitti cósmico
16 de December de 2019:
Um misterioso infantário de planetas
6 de December de 2019:
Duo dinâmico
4 de December de 2019:
Os blocos de construção cósmicos
26 de November de 2019:
Uma lente cósmica que engana o nosso olhar
13 de November de 2019:
Uma família a crescer
5 de November de 2019:
Um visitante que veio de longe
31 de October de 2019:
Um antigo manancial de galáxias
10 de October de 2019:
Será a Terra especial?
11 de September de 2019:
Um anel em redor de uma sombra
5 de September de 2019:
O Mistério da Tempestade que Não Para de Encolher
8 de August de 2019:
Atenção, vem aí o Big Rip!
1 de February de 2019:
Explosões pequenas, mas com muita força
18 de January de 2019:
O Telescópio Espacial Hubble tem uma impressionante resolução de Ano Novo
11 de January de 2019:
E quer dizer Exoplanetas (Em todo o lado)!
14 de December de 2018:
À procura dos segredos do interior de Marte
30 de November de 2018:
Uma estrela a rodopiar para ganhar fôlego
24 de November de 2018:
Uma luz a correr pela noite
16 de November de 2018:
Um tema quente: Missão a Mercúrio partiu para o espaço
9 de November de 2018:
Apresentamos o maior dos bebés no Universo jovem
28 de October de 2018:
Em Titã, levanta-se poeira
1 de October de 2018:
O Senhor dos Anéis: As Duas Galáxias
23 de September de 2018:
Prever incêndios a partir do espaço
7 de September de 2018:
As estrelas em colisão espalham lixo radioativo pelo Universo
17 de August de 2018:
Mistério resolvido: as partículas-fantasma vêm de galáxias em fúria
26 de July de 2018:
O mistério das estrelas maciças
8 de June de 2018:
Roubado a outro sol
1 de June de 2018:
Formiga espacial dispara lasers contra a Terra
25 de May de 2018:
As máquinas aprendem a evitar asteroides
17 de May de 2018:
Descoberto um primo distante dos asteroides
13 de May de 2018:
Os dróides juntam-se à busca de vida extraterrestre
27 de April de 2018:
Uma lupa cósmica mostra a estrela mais distante de sempre
17 de April de 2018:
A brilhar com a luz de milhões de sóis
21 de March de 2018:
Quão maciço quer supermaciço dizer?
4 de March de 2018:
Dança com as Estrelas
3 de February de 2018:
Junto ao cometa, no meio da tempestade
21 de January de 2018:
A rotação dos buracos negros faz subir o volume do rádio
14 de January de 2018:
Gravidade: o despertar da Força
25 de December de 2017:
Elas crescem tão depressa: Picos de crescimento estelar
18 de December de 2017:
As luzes que dançam no céu de Júpiter
1 de December de 2017:
A estrela mais próxima parece cada vez mais familiar
17 de November de 2017:
A estrela que se recusava a morrer
10 de November de 2017:
As nossas futuras casas na Lua, ocultas ao nosso olhar
2 de November de 2017:
Os nossos sentidos espaciais estão alerta
16 de October de 2017:
Duelo de fotógrafos: astronautas contra satélites
19 de September de 2017:
Planeta escuro como breu absorve luz
15 de September de 2017:
A cauda do cometa desaparecido
31 de August de 2017:
O que é que para primeiro: uma estrela, ou um fidget spinner?
18 de August de 2017:
Mãe do ano: a Nebulosa de Orion
3 de August de 2017:
Por este velho e poeirento Universo fora, à procura dos materiais de que são feitas as estrelas
22 de July de 2017:
Será uma estrela, será um planeta? Não! É uma anã castanha!
13 de July de 2017:
De onde vieram as peças que deram origem à vida na Terra?
13 de June de 2017:
CLASP: O Guardião dos Satélites
4 de June de 2017:
Um buraco negro fugidio
24 de May de 2017:
Apresentamos DeeDee, o anão distante
15 de May de 2017:
Contagem decrescente para a saída em grande da Cassini
4 de May de 2017:
Onde vão morrer os satélites mais antigos?
25 de April de 2017:
Um ovo da Páscoa cósmico
16 de April de 2017:
Um mapa magnético da crosta da Terra
24 de March de 2017:
As galáxias mais novas rodam mais depressa
16 de March de 2017:
Alguns dos anéis de Saturno são quentes e pouco definidos
7 de March de 2017:
A anã ultrafria e os sete planetas
22 de February de 2017:
  1 | 2 | 3 | 4 Siguiente »
Mostrando 1 hasta 100 de 359