Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
O Mistério da Tempestade que Não Para de Encolher
8 de August de 2019

Várias regiões em todo o globo sofreram este ano muito mau tempo, aquilo que designamos como eventos meteorológicos extremos, mas nenhum deles foi tão violento como a maior tempestade conhecida no nosso Sistema Solar. Júpiter, o quinto planeta, é o local onde se situa a famosa Grande Mancha Vermelha. Esta gigantesca tempestade constitui um mistério para os cientistas, porque está, ano a ano, a ficar cada vez mais pequena.

Júpiter é mais de 100 vezes maior do que a Terra! Este planeta gigante possui duas vezes e meia mais massa do que todos os outros planetas do Sistema Solar juntos. Além disso, alberga inúmeros mistérios.

Júpiter é composto por gases que formam faixas de nuvens que até da Terra podem ser vistas, com o auxílio de pequenos telescópios. Mas os maiores, como o Telescópio Espacial Hubble, não deixam de observar o gigante gasoso. Este telescópio, situado no espaço, obteve este ano uma nova imagem de Júpiter que nos mostra toda a beleza e mistério da Grande Mancha Vermelha: uma enorme tempestade de nuvens vermelhas, que é maior do que a Terra.

A tempestade que formou a Grande Mancha Vermelha desenrola-se há mais de 200 anos. Desde há muitos anos que o Telescópio Espacial Hubble a observa, e por isso percebeu-se que ela está a ficar mais pequena. De facto, a largura da tempestade está a diminuir quase 1000 km por ano – o dobro do comprimento do Grand Canyon, nos EUA! Os astrónomos não sabem porque é que isto está a acontecer, nem porque é que a mancha é vermelha! Em Júpiter existem outras tempestades, que podem ser observadas, já que formam círculos ou ovais em tons brancos e castanhos. Essas tempestades duram entre algumas horas e alguns séculos. Os ventos em Júpiter podem chegar aos 650 km/hora: mais de três vezes mais fortes do que o vento nos maiores tornados na Terra!

O Telescópio Espacial Hubble vai continuar a observar Júpiter, para que possamos descobrir mais factos sobre a sua misteriosa Grande Mancha Vermelha e as outras tempestades que se desenrolam na sua atmosfera.

Facto curioso

Até agora, foram encontrados 79 satélites à volta de Júpiter!

Share:

Fotografías

Júpiter
Júpiter

Printer-friendly