Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Ir e vir
27 de January de 2020

Quando ouvimos falar de visitantes interestelares, pensamos normalmente em alienígenas e naves espaciais capazes de incríveis velocidades. Podem ficar surpreendidos ao saber que o nosso Sistema Solar foi recentemente visitado por dois destes viajantes vindos de longe. Infelizmente, ambos eram cometas e não naves tripuladas por outros seres inteligentes.

Os cometas são feitos de gelo, poeira e rocha, e são por isso muitas vezes chamados “bolas de neve sujas”. A maior parte destes objetos vêm das regiões externas e frias do Sistema Solar, e viajam em torno do Sol, como os planetas. Mas alguns têm uma origem diversa e mais misteriosa…

Alguns astrónomos no Japão estudaram as trajetórias de dois cometas que estão a deixar o Sistema Solar para sempre. Descobriram que a sua origem não era de facto o nosso Sistema, e que eles vieram na realidade de outros sistemas estelares distantes.

Se é esse o caso, estes cometas passaram pelo Sistema Solar por mero acaso, antes de prosseguirem na sua eterna viagem pelo espaço.

Só há poucos anos é que começámos a descobrir e estudar cometas e asteroides que vieram de outras regiões do Universo.

Quem sabe que outros sistemas eles visitarão a seguir?

Facto curioso

Há provavelmente milhares de milhões de cometas a orbitar o nosso Sol. Quando a sua órbita os traz para mais perto do Sol, eles aquecem e começam a libertar poeira e gases que se espalham em redor, num volume maior do que muitos planetas, criando assim uma vasta forma brilhante.

Share:

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB