Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
ALMA observa através do nevoeiro que rodeia as galáxias primordiais
22 de July de 2015

Já se levantou alguma vez antes do amanhecer e viu que tudo estava coberto por nevoeiro, mas que quando o Sol surgiu o fez desaparecer rapidamente com o seu calor? Bom, algo de semelhante ocorreu no Universo quando este ainda era muito jovem.

Quando se formaram as primeiras estrelas e galáxias, o Universo estava repleto de um denso nevoeiro de hidrogénio gasoso. No entanto, as primeiras galáxias estavam cheias de estrelas enormes que emitiam uma intensa luz ultravioleta (UV). (A luz UV é o tipo de luz solar que queima a pele). Esta intensa luz UV acabou por dissipar o nevoeiro, tal como o Sol faz ao amanhecer.

Isto é algo que já sabíamos acerca do Universo primordial. Sabemos é pouco sobre as primeiras galáxias. Até agora, os nossos telescópios só conseguiram vê-las como manchas pouco brilhantes, tal como mostra a imagem em cima. Mas agora, com a poderosa visão do telescópio ALMA, as coisas começam a mudar.

Os poderosos olhos do ALMA conseguem fotografar as galáxias com um detalhe jamais observado. A área laranja no centro da imagem é uma nuvem de gás cósmico de quando o Universo era muito jovem, apanhada em pleno processo de se tornar uma das primeiras galáxias do Universo!

Observações como esta ajudam os astrónomos a investigar como se formaram as primeiras galáxias. (Para aprender como os astrónomos conseguem ver o passado, clique aqui).

Facto curioso

As manchas esbatidas desta imagem pertencem a objetos que existiram há mais de 13 mil milhões de anos!

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

ALMA mira a través de la niebla que rodea las galaxias primitivas
ALMA mira a través de la niebla que rodea las galaxias primitivas

Printer-friendly

PDF File
917,2 KB