Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Os monstros do espaço mais assustadores vivem nas maiores galáxias
12 de July de 2011

À espreita no espaço há monstros, que são chamados buracos negros. Qualquer coisa que fique muito perto de um buraco negro é puxada na sua direção com uma força tão intensa que não tem hipótese de escapar. O monstro irá devorá-la! Mesmo a luz - a coisa mais rápida do universo – está condenada, se passar perto de um desses monstros. Eis porque os buracos negros são negros. No entanto, não são realmente “buracos”, e não estão vazios. Na verdade, os buracos negros estão preenchidos com uma grande quantidade de matéria que é acumulada numa área extremamente pequena.

Os astrónomos sabem que alguns buracos negros são gigantes e que vivem nos centros da maioria das galáxias – incluindo a nossa própria galáxia, a Via Láctea! Estes monstros gigantes são chamados de 'buracos negros supermassivos'. Não entre em pânico: A Terra e o resto do nosso sistema solar estão suficientemente longe, pelo que o buraco negro supermassivo da nossa galáxia não constitui um perigo. Alguns dos buracos negros supermassivos não têm qualquer material para consumir nas suas proximidades. Mas outros têm um banquete de guloseimas cósmicas ao seu alcance. Os buracos negros supermassivos que atualmente se estão a alimentar são mais fáceis de encontrar no Universo, à medida que o material espacial condenado brilha, antes de desaparecer para sempre na boca do monstro. Algumas galáxias que contêm este tipo de buraco negro supermassivo estão marcadas com cruzes vermelhas na foto acima.

Os astrónomos esperavam encontrar a maioria dos monstros que atualmente se estão a alimentar nos centros das galáxias de tamanho médio. No entanto, novas observações mostraram que eles estão principalmente nos centros das galáxias que são 20 vezes maiores do que o esperado. Esta surpreendente descoberta significa que os astrónomos poderão ter de voltar ao quadro e descobrir o porquê da sua previsão estar errada. Às vezes, até mesmo os astrónomos não chegam à resposta certa à primeira vez!  

Facto curioso

Para fazer um pequeno buraco negro tem que esmagar algo com a mesma massa que a Terra e concentrá-la numa pequena bola com apenas alguns milímetros de diâmetro!

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Los monstruos espaciales más espeluznantes viven en las galaxias más grandes.
Los monstruos espaciales más espeluznantes viven en las galaxias más grandes.

Printer-friendly

PDF File
1,2 MB