Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Uma borboleta celeste emerge do seu casulo de poeira
10 de June de 2015

Esta história começa com uma estrela semelhante ao nosso Sol. A estrela está faminta, e devora hidrogénio para conseguir brilhar intensamente. Mas um dia o hidrogénio esgota-se.

Agora a avidez da estrela está a ser finalmente saciada e ela vai-se tornando cada vez mais gorda e vermelha. A estrela incha, tornando-se numa enorme gigante vermelha.

No final, a estrela tornar-se-á tão grande que já não conseguirá reter todo o seu gás. O gás começará a escapar-se e a flutuar para o espaço, envolvendo a estrela como um casulo. Este casulo é uma nebulosa planetária.

Mas a história não termina aqui. Descobrimos que a estrela não está sozinha, tem uma irmã. As duas estrelas gostam de dançar, rodopiando uma em torno da outra, e à medida que o fazem vão alterando a forma do casulo, que a pouco e pouco se vai abrindo e retorcendo, adquirindo a forma de uma borboleta!

Nem todas as nebulosas planetárias adquirem a forma de borboletas. Algumas assumem outras formas familiares, como bolhasolhos e palhaços.

O objeto nesta imagem ensinou-nos algumas coisas sobre a maneira como as nebulosas planetárias podem tomar a forma de borboletas. Parece que uma grande quantidade de gás de uma estrela moribunda e uma segunda estrela, uma companheira, são os ingredientes secretos para criar esta forma espetacular!

Facto curioso

Os astrónomos descobriram que o disco de gás começa a 900 milhões de quilómetros da estrela, um pouco mais do que a distância do Sol a Júpiter.

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Una mariposa extraterrestre emerge de su capullo de polvo
Una mariposa extraterrestre emerge de su capullo de polvo

Printer-friendly

PDF File
911,5 KB