Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Os astrónomos conseguem visão em 3D
30 de April de 2015

Observe esta famosa fotografia de um objeto cósmico denominado Nebulosa da Águia. Consegue dizer quantas colunas estão na fotografia? Consegue distinguir quais estão à frente e quais estão atrás?

Um grande problema para os astrónomos é que não conseguem viajar para explorar os objetos cósmicos mais distantes do Sistema Solar. Apenas podem ver imagens do céu a duas dimensões, em vez de objetos tridimensionais.

Tridimensional (ou 3D) significa que algo tem três dimensões: altura, comprimento e profundidade. É como, por exemplo, termos um modelo de um barco e o compararmos com a sua fotografia. Podemos dizer muito mais sobre o barco através do modelo do que através da fotografia.

Mas, apesar das dificuldades que resultam de estarem “presos” na Terra, os astrónomos conseguiram finalizar a primeira imagem 3D de um dos objetos astronómicos mais famosos: esta mesma Nebulosa da Águia!

A Nebulosa da Águia é formada por várias colunas de grandes dimensões de gás e poeira cósmicos, onde se estão a formar novas e maciças estrelas. Agora pode desfrutar em cheio deste objeto, como se estivesse a sobrevoá-lo!

Esta nova imagem mostra-nos que os Pilares da Criação são na realidade formados por quatro colunas separadas. No entanto, da nossa posição na Terra, não conseguimos ver o objeto na sua totalidade.


Facto curioso

Os astrónomos referem-se muitas vezes ao tempo como sendo a quarta dimensão do Universo.

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Los Pilares de la Creación
Los Pilares de la Creación

Printer-friendly

PDF File
1023,6 KB