Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Piratas Espaciais Desenterram um Tesouro Cósmico
11 de March de 2015

Os astrónomos bem poderiam ser chamados piratas do céu, pois exploram novos mundos e procuram saquear informações valiosas. A imagem de hoje mostra-nos o tesouro apetecido com que todos os piratas sonham - uma arca do tesouro repleta de gemas cósmicas!

Este recanto do Universo resplandece com riquezas astronómicas, incluindo enxames de estrelas, nuvens cósmicas e berçários de estrelas.

As jóias que brilham no coração desta imagem são 30 abrasadoras estrelas azuis brilhantes. Cada uma delas brilha 100 000 vezes mais do que o Sol e é até 50 vezes mais maciça!

As duas estrelas centrais são os maiores e mais apetecidos prémios. Estas estrelas gigantes, juntas, são suficientemente brilhantes para iluminar as nebulosas à sua volta. Isto inclui a Nebulosa da Orla, que podemos ver a cor de laranja e preto na zona direita da imagem.

A Nebulosa da Orla cria um muro de nuvens escuras e brilhantes que marca a fronteira de um berçário estelar. Berçários estelares são nebulosas compostas maioritariamente por um elemento químico chamado hidrogénio, que é o principal ingrediente para criar estrelas. É aqui que nascem as novas estrelas.

À medida que a nebulosa cria novas estrelas, estas destroem o seu local de nascimento. A deslumbrante luz das estrelas, em conjunto com as violentas explosões de supernovas, expulsam a maior parte do material. De facto, 90% do material é assim desperdiçado!

Este mau comportamento das estrelas jovens significa que este berçário estelar durará apenas uns poucos milhões de anos. Não é muito, se pensarmos que estas estrelas poderão viver milhares de milhões de anos!

Facto curioso

Esta espetacular fotografia do espaço levou 56 horas a ser captada. É formada por um mosaico de 500 imagens diferentes!

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Piratas espaciales desentierran un botín cósmico
Piratas espaciales desentierran un botín cósmico

Printer-friendly

PDF File
1,2 MB