Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
As Estrelas mais Atraentes do Universo
16 de January de 2015

Já alguma vez brincou com ímanes? Certamente já fez a experiência em que colocou sobre uma mesa um íman e um prego. Empurrando lentamente o íman na direção do prego chega um ponto em que o prego salta, “colando-se” ao íman.

Isto acontece pelo facto de os ímanes possuirem algo invisível e que se estende à sua volta, designado por “campo magnético”. Pode causar uma força de atração ou repulsão nos outros objetos, mesmo que o íman não esteja em contacto direto com eles.

Os ímanes mais poderosos do Universo designam-se estrelas magnéticas. São pequenas estrelas muito compactas, 50 vezes mais maciças do que o nosso Sol, e comprimidas numa bola com apenas 20km de diâmetro (aproximadamente o tamanho de uma pequena cidade)!

Os astrónomos pensam que uma estrela magnética pode ser criada quando uma estrela maciça morre numa explosão de supernova. Os gases da estrela espalham-se pelo espaço, criando uma nuvem colorida como a da imagem, designada por Kes 73. Ao mesmo tempo, o núcleo da estrela comprime-se, formando a estrela magnética.

No centro da nuvem cósmica desta imagem reside uma pequena estrela magnética. Mas não se iluda, o que lhe falta em tamanho é compensado em energia, e ela expulsa potentes jactos de raios X com intervalos de poucos segundos! Pode vê-los a azul na imagem.

Facto curioso

Os astrónomos pensam que podem existir mais de 30 milhões de ímanes estelares espalhados pela Via Láctea!

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Las estrellas más atractivas del Universo
Las estrellas más atractivas del Universo

Printer-friendly

PDF File
1012,5 KB