Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional
29 de September de 2014

Em novembro de 2000, um dos grandes sonhos da Humanidade tornou-se realidade. Construiu-se a Estação Espacial Internacional, e finalmente passou a existir uma base para os seres humanos no espaço.

A Estação Espacial Internacional, frequentemente chamada ISS (sigla em inglês para International Space Station), é uma espécie de nave espacial que flutua no espaço à volta da Terra. É pouco maior do que um campo de futebol, mais pesada do que 450 carros juntos, e dá 16 voltas por dia em torno da Terra!

A enorme estação espacial funciona como um “combinado” laboratório - casa. Podem viver até seis pessoas a bordo da ISS durante cerca de seis meses.

A bordo, a tripulação desenvolve todo o tipo de experiências científicas que apenas podem ser realizadas no espaço. Vão desde a biologia à astronomia, realizando experiências que nos permitam avaliar os riscos da vida no espaço, de forma a que os astronautas se mantenham sãos e salvos em futuras missões a Marte e mais além!

O astronauta da ESA Alexander Gerst já cumpriu mais de metade da sua missão - chamada “Ponto Azul” - de seis meses na ISS. Esta missão irá realizar cerca de 100 experiências científicas concebidas para melhorar a vida na Terra, testando novas tecnologias e preparando futuras explorações do Sistema Solar e do espaço.

Por exemplo, os astronautas fazem exercício durante cerca de 90 minutos por dia, para se manterem em forma e conservarem os seus músculos e ossos saudáveis enquanto vivem no espaço. Mas um duche depois do exercício não é uma opção a bordo da ISS. Uma das experiências da “Ponto Azul” é testar dois novos tipos de tecido para vestuário que conseguem secar o suor, manter as pessoas frescas e ainda possuem propriedades de limpeza.

Algumas das experiências são ligeiramente mais difíceis do que outras, como as que Alexander está a efetuar em si mesmo! Estes testes irão permitir compreender como envelhece o corpo das pessoas num ambiente de gravidade muito baixa.

Facto curioso

Pode ver a ISS com os seus próprios olhos a partir do solo! Descubra por onde a ISS vai passar, usando o ISS Tracker

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Seis meses a bordo de la Estación Espacial Internacional
Seis meses a bordo de la Estación Espacial Internacional

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB