Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Demolição Cósmica na Cintura de Asteróides
28 de February de 2014

Quantos objetos existem no nosso Sistema Solar?

Existe uma estrela (o Sol), oito planetas (incluindo a Terra), e centenas de luas. Mas muita gente esquece os objetos mais comuns na nossa vizinhança cósmica - os asteróides.

Os asteróides são pedaços de metal e rocha que sobraram da formação do nosso Sistema Solar. A maioria pode ser encontrada entre Marte e Júpiter, numa região do espaço a que chamamos cintura de asteróides. A cintura de asteróides alberga centenas de milhar de asteróides com tamanhos variados, que vão desde pequenas partículas de poeira cósmica a planetas em miniatura. Algumas destas miniaturas ou planetas “anões” são treze vezes mais pequenos do que a Terra.

Recentemente, enquanto observava a cintura de asteróides, o telescópio espacial Hubble captou um evento muito estranho: um asteróide que espontaneamente se desfez em pedaços. “Trata-se de uma rocha. Vê-la a autodestruir-se diante dos nossos olhos é algo de espetacular”, referiu David Jewitt, um dos cientistas que investiga estes asteróides.

Existem várias explicações para este inesperado colapso, mas os astrónomos pensam que a verdadeira causa reside no Sol. Com o passar do tempo, o calor proveniente da luz solar provoca uma rotação cada vez mais rápida do asteróide, algo de semelhante ao que acontece quando se ferve água numa chaleira. À medida que a água aquece, movimenta-se e forma bolhas cada vez mais depressa.

Infelizmente, este asteróide era já um pouco frágil antes de começar a “girar descontroladamente”. Demasiados “encontrões e arranhadelas” com os outros membros da cintura de asteróides deram origem ao aparecimento de fraturas na rocha. À medida que ele começou a girar mais rápido, as fraturas aumentaram, acabando por despedaçar o asteróide.

Um dia, alguns destes pedaços inflamar-se-ão ao entrar na nossa atmosfera, criando um maravilhoso espetáculo de estrelas cadentes!

Facto curioso

O restante material pesa cerca de 200 000 toneladas, que é o peso de dois barcos de cruzeiro! A maioria acabará por precipitar-se para o Sol, mas uma pequena parte poderá um dia brilhar no nosso céu como estrelas cadentes (meteoros)!

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB