Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Recolhendo pistas de um crime cósmico
4 de March de 2014

Imagine a cena: está no campo, no meio do nada, numa amena noite de verão. Não há vento e, exceto por  alguns suaves sons produzidos por animais noturnos, tudo está em silêncio. Está deitado sobre uma manta entre a espessa relva verde, a contemplar um magnifico céu estrelado. A lua sorri-lhe, e as estrelas cintilam alegremente. Consegue imaginar um momento em que se tenha sentido tão relaxado?

Mas nem tudo é o que parece. Nas profundezas do espaço, uma galáxia em espiral está a ser violentamente despedaçada pelos seus vizinhos!

A galáxia chama-se ESO 137-001, e na realidade está fora do alcance da nossa vista, escondida por um espesso nevoeiro de poeira espacial. Só consegue vê-la nesta fotografia graças ao impressionante poder do telescópio espacial Hubble.

A ESO 137-001 está a viajar através do coração de um enxame de galáxias designado por Abel 3627. À medida que se move, a atração das galáxias vizinhas vai-a despedaçando em várias direções. As faixas azuis brilhantes “rasgadas” a partir da galáxia deixam para trás pistas deste crime cósmico. Após uma observação mais atenta, verifica-se que estas faixas azuis são fileiras de jovens estrelas quentes e brilhantes.

A ESO 137-001 faz parte do enxame da Norma, um enxame de galáxias que se encontra perto do Grande Atrator. Não sabemos exatamente do que se trata, mas decididamente merece o seu nome! A região é tão maciça, e a sua força gravitacional tão forte, que está a atrair enxames de galáxias inteiros para si! Até a nossa galáxia está a ser lentamente arrastada para esta misteriosa zona do espaço.

Facto curioso

A natureza do Grande Atrator é totalmente desconhecida para os astrónomos. Muito provavelmente o Grande Atrator é um gigantesco aglomerado de galáxias, com uma massa de um milhar de milhões de vezes a massa do Sol.

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Recogiendo las pistas de un crimen cósmico
Recogiendo las pistas de un crimen cósmico

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB