Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Tudo começou com um Big Bang... Mas quando?
22 de March de 2013

Já alguma vez imaginou viajar até ao início do tempo e ver todo o Universo? Agora pode fazê-lo, observando esta imagem! O telescópio espacial Planck tem vindo a observar a luz mais antiga do mundo, logo após o início do Universo! Estas observações foram agora reunidas neste mapa, mostrando a forma do Universo quando era muito jovem. Pode observar manchas azuis e vermelhas, que são as antigas 'sementes' das galáxias e estrelas de hoje!

A maioria dos astrónomos pensa que o Universo começou com o Big Bang, há 13,7 mil milhões de anos. Anteriormente, todo o Universo estava compactado dentro de uma bolha milhares de vezes menor que a cabeça de um alfinete. Depois, de repente, expandiu-se, e nasceu o Universo que conhecemos. A fraca luz coletada pelo Planck é a chamada radiação cósmica de fundo. Preenche todo o Universo, envolvendo a Terra em todas as direções. Há quem lhe chame um ‘eco do Big Bang', por se tratar da primeira luz no Universo, logo após o seu início ‘explosivo‘.

Atualmente, os cientistas pensam que o padrão de manchas deste mapa é a prova sólida da teoria do Big Bang, só que efetivamente, aconteceu há 13,8 milhares de milhões de anos. Isso significa que o Universo é 80 milhões de anos mais velho do que pensávamos! Para lá desta nova descoberta espetacular, o mapa contém alguns mistérios curiosos: por que há mais manchas quentes, vermelhas, na metade inferior do mapa? O que causou o grande ponto frio no meio? Talvez, um dia, seja o leitor o primeiro a resolver estes mistérios!

Facto curioso

Quando foi emitida, a radiação cósmica de fundo era incrivelmente quente, mas durante os últimos 13 milhares de milhões de anos tem esfriado drasticamente. Hoje, está apenas 2,7 graus acima do zero absoluto – a temperatura mais baixa possível (−273 ° C).

Información adicional

 Este Space Scoop é baseado na Nota de Imprensa Científica da ESA

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Todo empezó con un Big Bang… ¿pero cuándo?
Todo empezó con un Big Bang… ¿pero cuándo?

Printer-friendly

PDF File
1,3 MB