Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Destacando-se na multidão
20 de March de 2013

Em 1999, esta galáxia flutuava pacífica e despreocupadamente através do espaço. Então, de repente, esta serenidade foi abalada por uma explosão espetacular. Era a morte tumultuosa de uma estrela maciça, um dos eventos mais violentos na natureza. Chamamos a estas explosões 'supernovas', e esta foi suficientemente brilhante para ofuscar o resto de toda a galáxia!

Esta imagem deslumbrante da galáxia vizinha foi capturada pelos astrónomos que estudavam as consequências da explosão. Viram o brilho da supernova a desvanecer-se progressivamente ao longo dos anos. Tem enfraquecido de tal forma que a outrora resplandecente supernova mal se consegue ver nesta imagem. Apesar de a supernova ser tão fraca, os astrónomos ainda conseguiram revelar alguns detalhes sobre a estrela que explodiu. Era enorme antes da sua morte — mais de oito vezes o nosso Sol!

Esta imagem não consegue mostrar a luz brilhante da supernova, mas revela algumas características interessantes. Esta galáxia é conhecida por ser uma 'galáxia em espiral', como a Via Láctea. O nome deriva dos seus vários braços em forma de espiral, que podem ver-se enrolados em torno do centro brilhante da galáxia. Os braços espirais nesta imagem são destacados por um padrão de brilhantes jovens estrelas azuis, nuvens de gás brilhante e faixas de poeira escura.


Facto curioso

Uma supernova pode criar mais energia do que o Sol criará em toda a sua vida. E o Sol viverá até atingir cerca de 10 milhares de milhões de anos!

Información adicional

 Este Space Scoop é baseado na Nota de Imprensa Científica do ESO

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Cómo destacar entre la multitud
Cómo destacar entre la multitud

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB