Milhões de pessoas em todo o mundo acreditam em fantasmas, e muitas delas afirmam mesmo ter visto um. Agora poderá estar entre elas! Esta assustadora imagem mostra uma estrela maciça na sua vida após a morte. Poderíamos a chamar-lhe 'estrela fantasma'.
Uma estrela de grandes dimensões chega ao final da sua vida quando fica sem combustível. Nesta fase, as camadas exteriores da estrela são lançadas para o espaço numa explosão poderosa, enquanto o núcleo colapsa sobre si próprio. Enquanto as camadas exteriores podem criar alguns padrões coloridos e fascinantes como este, é no núcleo que as coisas ficam realmente interessantes. Esta fantasmagórica imagem mostra o núcleo denso que restou de uma estrela maciça, depois desta ter passado por uma dramática explosão no fim da sua vida.
Enquanto as camadas exteriores são lançadas para longe, o núcleo implode. Material suficiente para fazer um Sol como o nosso (e mais um pouco) é esmagado numa área muito inferior à de uma vulgar cidade! O núcleo começa então a sua vida após a morte, como um novo tipo de estrela. Nesta foto, o núcleo renasceu como um 'pulsar'. Esta é uma estrela que gira extremamente depressa – ainda mais do que um rotor de helicóptero! À medida que giram, os pulsares "cospem" jatos de material. Consegue ver uma extensão na zona superior desta foto? Clique aqui e veja o pulsar em ação.
Facto curioso
Os pulsares possuem campos gravitacionais extremamente poderosos. Se estivesse à superfície de um, pesaria milhares de milhões de vezes mais do que na Terra! .
Información adicional
Este Space Scoop é baseado no Chandra Press Release.
Share: