Siguenos
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programa de
Uma estrela com um segredo
5 de September de 2012

Olhe em volta do quarto em que está. Provavelmente contém muitos objetos, com diferentes cores e materiais. Contudo, todas estas coisas são feitas do mesmo tipo de material: elementos químicos. 

Já sabe os nomes de alguns elementos químicos, como ouro, oxigénio e cobre. No total, existem apenas 118 elementos químicos. Isso significa que tudo no seu quarto – e tudo o que podemos ver na Terra – é composto de diferentes quantidades de alguns desses elementos químicos. Apenas 118 elementos químicos para fazer tudo! O mesmo é verdadeiro para os objetos celestes. Pode haver alguns elementos químicos extra lá fora, mas os astrónomos até agora só conheciam 118 elementos químicos .

A maioria dos elementos químicos só pode ser criado dentro das estrelas. Quando as estrelas explodem são então libertados para o espaço e utilizados para criar novas estrelas, que os utilizarão para formar mais elementos químicos. Basicamente há cada vez mais elementos químicos disponíveis, em cada nova geração de estrelas que se forma. 

Isso significa que as estrelas muito velhas – como as que formam o enxame de estrelas mostrado nesta nova foto – não contêm muitos elementos químicos diferentes. Este tipo de enxames contém praticamente apenas os elementos químicos hidrogénio e hélio. Mas os astrónomos descobriram uma estranha estrela neste enxame, que contém uma grande quantidade de um elemento químico chamado lítio. Os astrónomos não têm nenhuma ideia de como ele lá chegou! 

 

Facto curioso

Ainda se descobrem novos elementos químicos. A descoberta mais recente foi em 2010, quando os cientistas anunciaram que tinham encontrado o "ununséptio". Soa-lhe estranho? Não se preocupe se não sabe como soletrar esta palavra corretamente – nós também não! 

Información adicional

 Este Space Scoop é baseado no seguinte ESO Press Release.

Share:

More news
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Fotografías

Una estrella que guarda un secreto
Una estrella que guarda un secreto

Printer-friendly

PDF File
1,2 MB